A gente responde

Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

Como é formado o capital social da Cooperativa?

O capital da Cooperativa é formado com o dinheiro de todos os cooperados. O cooperado integraliza cotas de capital, em uma conta em seu nome que é considerada no momento da distribuição das sobras anuais da cooperativa. A soma dessas contribuições constitui o montante de recursos que a cooperativa dispõe para emprestar para os cooperados. Desta forma, o seu capital tem rentabilidade, pois é emprestado com retorno de juros.

O cooperado ao sair da cooperativa receberá seu capital?

Sim. A devolução do capital do cooperado desvinculado será efetuada após a Assembleia Geral Ordinária de prestação de contas do exercício.

Quais as vantagens em relação a uma instituição financeira tradicional?

Na Lar Credi o cooperado não é só um cliente especial, é DONO. Além de tudo que um banco tradicional oferece, você conta com benefícios adicionais:

  • ECONOMIA: Isenção ou redução de taxas, tarifas e até impostos;
  • Maior RENTABILIDADE nas aplicações;
  • Menores juros em empréstimos criados exclusivamente para o seu perfil;
  • SEGURANÇA E CREDIBILIDADE;
  • E principalmente, PARTICIPAÇÃO NOS LUCROS no final do ano;
  • ATENDIMENTO PERSONALIZADO como dono da sua cooperativa, com uma diretoria eleita entre os seus próprios associados.

Quais são os órgãos de administração da cooperativa?

A Assembleia Geral é o órgão máximo de decisão da cooperativa, e pode tomar qualquer decisão que não contrarie a lei e o estatuto, através do voto.
O Conselho de Administração é composto por conselheiros efetivos eleitos em Assembleia Geral. Qualquer cooperado pode fazer parte do Conselho de Administração, desde que atenda aos pré-requisitos estabelecidos no Estatuto Social e seja eleito por seus pares em Assembleia Geral.
A Diretoria Executiva é eleita pelo Conselho de Administração, sendo composta por, no mínimo 1 e no máximo 3 Diretores.
O Conselho Fiscal é composto por conselheiros eleitos em Assembleia Geral, sendo efetivos e suplentes. O Conselho Fiscal é quem fiscaliza as ações do Conselho de Administração.

Qual a diferença entre cooperativa, banco e outras instituições financeiras?

Por não ter fins lucrativos, as cooperativas de crédito praticam taxas mais atrativas do que as praticadas no mercado. Além disso, tarifas e taxas são reduzidas ou inexistentes em relação ao que praticam os bancos, isentando o cooperado até mesmo de impostos. O atendimento personalizado é o grande diferencial da cooperativa, assim como a distribuição de sobras ao final de cada ano entre os cooperados. Na cooperativa de crédito, o cooperado tem direito a um voto, diferente das outras sociedades, onde quem manda é o capital. O maior objetivo das cooperativas é atender às expectativas dos cooperados, por isso os produtos e serviços são adequados às suas necessidades e perfis.

Qual a responsabilidade dos cooperados na cooperativa?

O associado responde subsidiariamente pelas obrigações contraídas pela cooperativa perante terceiros, até o limite do valor das cotas-partes do capital que subscreveu.

Que garantias o cooperado tem de que seu dinheiro está seguro?

A cooperativa é uma instituição financeira, e está sujeita às diretrizes e normas elaboradas pelo Banco Central do Brasil, sendo realizada fiscalizações e auditorias. Deverá também atender os dispositivos estabelecidos em regimento interno. A maior garantia é a honorabilidade de seu Quadro Social e Diretoria, além de pertencer a um sistema sólido com mais de 40 mil cooperados.  Além disso, há o FUNDO GARANTIDOR DE DEPÓSITOS que garante o valor de até R$250.000,00 por CPF.

Pular para o conteúdo