O que é uma cooperativa de crédito?

Cooperativa de crédito é uma instituição financeira, regida pelas Leis nº 4.595/1964 e nº 5.764/1971 e Lei Complementar nº 130/2009, constituída sob a forma de sociedade cooperativa, que tem como objetivo a prestação de serviços de intermediação financeira aos associados, como concessão de crédito e captação de depósitos à vista e a prazo. Também podem ser disponibilizados serviços de cobrança, de custódia, de recebimentos e pagamentos por conta de terceiros – sob convênio com instituições financeiras, instituições privadas e correspondentes – e outros, conforme regulamentação em vigor.

Funcional de forma semelhante aos bancos, possuindo essencialmente os mesmos serviços, mas tendo por base os princípios cooperativistas, como adesão livre e voluntária, gestão democrática, participação econômica dos membros, autonomia e independência, educação, formação e informação, intercooperação e interesse pela comunidade. As cooperativas de crédito são reguladas pelo Banco Central do Brasil, a quem compete a autorização para funcionamento, aprovação de eleição de administradores e conselheiros fiscais, monitoramento e supervisão do segmento.

Atuam somente nos municípios previstos no estatuto social e a adesão de membros é limitada àqueles que satisfaçam a condição de vínculo associativo, com exceção para as cooperativas de livre admissão de associados. Em razão desta característica, as cooperativas atuam regionalmente, com captação e aplicação de seus recursos nos limites da área de atuação, o que contribui para o desenvolvimento local. A aplicação de recursos captados na própria localidade tende a criar um círculo virtuoso para a comunidade, contribuindo para o desenvolvimento econômico local.

A cooperativa de crédito pode captar depósitos e conceder crédito somente a associados. A associação implica subscrição e integralização de quotas-parte conforme o valor mínimo previsto em estatuto. Assim, nas cooperativas, o usuário é também dono da instituição, com possibilidade de decisão na política operacional, devendo ser tratado com isonomia.

Fonte: https://www.fgcoop.coop.br/cooperativas-credito

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Pular para o conteúdo